Erupção da cintura para abaixo dos joelhos

O FP suspeitou de uma infecção fúngica que foi agravada pela triamcinolona tópica. Realizou uma preparação de hidróxido de potássio (KOH) e foi positiva para a ramificação de hifas sépticas, confirmando o diagnóstico de tinea corporis (Ver vídeo sobre como realizar uma preparação de KOH aqui).

Conhecendo algo sobre a epidemiologia fúngica, apercebeu-se de que se tratava muito provavelmente de Trichophyton rubrum. Ele também olhou para os pés da paciente, mas ela não tinha provas de tinea pedis ou onicomicose. O diagnóstico desta doente também podia ser chamado de tinea incognito porque foi aplicado um esteróide tópico na área, alterando potencialmente o aspecto da infecção. Uma vez que a infecção também estava na virilha, o termo tinea cruris descreveria essa parte da erupção cutânea. A hiperpigmentação observada é uma forma de hiperpigmentação pós-inflamatória e pode ou não resolver-se após a erradicação da tinea.

O FP sabia que um creme antifúngico tópico não seria capaz de curar este caso maciço de tinea corporis, pelo que prescreveu terbinafina oral 250 mg/d durante 3 semanas. Também aconselhou o doente a descontinuar a hidroxizina e a triamcinolona. O paciente voltou para uma visita de seguimento 3 semanas mais tarde e ficou encantado com os resultados. Tinha conseguido dormir bem sem comichão incessante pela primeira vez num ano.

Um mês depois, regressou ao PF com recrescimento de fungos na área envolvida. Não foi tão mau como quando ela apresentou pela primeira vez, mas a preparação da KOH foi novamente positiva. O PF reavaliou a situação e percebeu que as infecções de grandes estrias podem exigir mais do que a duração recomendada da terapia. Como ela não tinha factores de risco de doença hepática e os testes de função hepática anteriores eram normais, o PF deu à doente mais 4 semanas de terbinafina oral 250 mg/d. Foi marcada uma consulta de seguimento de 2 meses, altura em que não houve mais provas de uma infecção fúngica activa. A hiperpigmentação pós-inflamatória foi mais leve, mas não desapareceu completamente.

Fotos e texto para Foto-Rondas de Sexta-feira, cortesia de Richard P. Usatine, MD. Este caso foi adaptado de: Usatine R, Jimenez A. Tinea corporis. In: Usatine R, Smith M, Mayeaux EJ, et al, eds. Atlas de Cor de Medicina Familiar. 2ª ed. Nova Iorque, NY: McGraw-Hill;2013:788-794.

Para saber mais sobre o Atlas de Cores de Medicina Familiar, ver: www.amazon.com/Color-Family-Medicine-Richard-Usatine/dp/0071769641/

P>Pode agora obter a segunda edição do Atlas de Cores de Medicina Familiar como uma aplicação clicando neste link: usatinemedia.com

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *